Jornada Pedagógica 2021 - Cacimbas/PB
A IGETEC – Instituto Brasileiro de Gestão, Educação e Tecnologia LTDA promove no dia 26 de fevereiro, na cidade de Cacimbas – PB a I Jornada Pedagógica com a Formação de Professores para Aprendizagens Essenciais, onde foram trabalhados temas como EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E AFETIVIDADE com seus Desafios Perspectivas para o Ensino Remoto e Híbrido.
O curso teve duração de 16 horas, sendo 8 horas/aulas e 8 horas/atividades extras e abordou temas como: Cultura digital também é competência da BNCC; BNCC em tempos remotos e híbrido: Desafios e possibilidades no processo de ensino Aprendizagem nas modalidades do ensino infantil, fundamental 1 e 2; BNCC: campos de experiência e os objetivos de aprendizagem pra cada faixa etária da educação infantil.
Neste curso, apresentamos aos gestores e docentes municipais a importância da formação para trabalhar com o ensino híbrido utilizando metodologias inovadoras, para que todos os envolvidos no processo de aprendizagem vençam suas dificuldades coletivas e individuais. Por meio de discussões trazidas por especialistas foi possível entender a realidade local e traçar metas para que sejam implementadas afim de realizar ações específicas de forma presencial e/ou a distância, e começar a investir em estratégias de personalização do ensino.
Objetivando o aperfeiçoamento dos gestores e docentes municipais foi possível traçar objetivos comuns, tais como o conhecimento do conceito de ensino híbrido aplicáveis as diversas turmas; identificação das demandas dos professores e propostas ao trabalho colaborativo; aprendizado e elaboração de estratégias formativas para diversos contextos (remoto ou híbrido); e reflexão acerca das estratégias para o início da personalização do ensino.
Sobre a Formação: Esta formação em relação às demais teve um diferencial, pois à mesma veio nos trazer conhecimentos atuais tecnológicos, intensificando à nossa prática pedagógica. A Professora formadora, Gilvaneide, enfatizou que “A aprendizagem deixada nesse encontro a mim enquanto profissional da educação, é que devemos está sempre buscando nos aperfeiçoar e inovar nossas práticas para que possamos superar as adversidades e que consigamos corresponder a esse novo ao qual somos submetidos diariamente”.
A aluna, Vanderlucia Rosa de Lima, avaliou sobre os temas de aprendizado: “Estratégias didáticas sobre tecnologias a serem usadas em sala de aula remota, hibrida e presencial, direitos de aprendizagem, cultura digital como competência da BNCC”. Enquanto que a aluna Micherlâdia Lopes Morais declarou “Aprendi a ouvir mais as experiências dos colegas”, reforçando o papel do educador quanto a transmissão de conhecimentos.
A professora do curso, Kilmara Rodrigues, pontuou “O momento de Formação inicialmente oferecido tem total intencionalidade pedagógica afim de que, durante os momentos de interação com os Professores/Cursistas sejam aproveitadas as suas experiências, sobretudo no tange à sua prática para que, à partir de então, sejam trabalhadas as suas necessidades complementares, sejam elas teóricas, documentais ou tecnológicas, considerando ainda o momento pandêmico e os novos formatos de aplicação das aulas. Sendo assim, pelos comentários durante e os depoimentos registrados posteriormente, entendemos que, tivemos sucesso!”.
A coordenadora do curso e Responsável Técnica da IGETEC, Simone Teixeira, afirmou que o curso foi desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Educação para que houvesse interação conjunta propondo elaboração de planos de ações frente à nova realidade. “As discussões sobre ensino híbrido ganharam grande repercussão em 2020, com a pandemia de Covid-19 e o consequente fechamento das escolas. Por fim, tornou-se de extremamente necessário uma mudança nos modelos até então utilizados pela maioria das instituições de ensino, em especial aos municípios com escassez de recursos tecnológicos. Com o início do ano letivo de 2021, em um momento ainda incerto, a implementação do ensino híbrido tornou-se importantíssima para todos as idades, uma vez que o modelo concilia diversos formatos. Dessa forma, os professores foram convidados a apresentar o resultado da proposta de atividades interdisciplinares que poderão resultar em projetos a serem avaliados e implantados pela gestão” (frisou).
Adriana Maria Cunha Terto de Araújo
Aldiene Henriques Gonçalves Moura
Ana Maria Pereira Leite de Oliveira
Antonio Laércio Nunes da Silva
Aurisete Pereira da Silva Cunha
Carmem Fernandes da Silva Terto
Claudevania dos Santos Silva Oliveira
Cleciana Holanda de Araújo Almeida
Cleoneide Rufino Pereira do Carmo
Edenice Gomes Alves Neponucena
Edivania Alexandre de Mendonça
Elaine Cristina da Costa Gomes
Erivanda Marques de Lima Silva
Erivania de Brito Cavalcanti Nunes
Fagnia Heleno da Silva Rodrigues
Fernanda Ferreira Terto de Luna
Gilvana Matildes Silva Alexandre
Gilvaneide Maciel Generino Gonçalo
Gusman Sergio Holanda de Araújo
João Batista Rodrigues Bezerra
José Alexsando Fragoso da Cunha
Laudeci Firmino Gomes de Oliveira
Marcia Cristina da Silva Pereira
Maria Cristina Pereira do Nascimento
Maria das Graças Bastista de Lima
Maria de Fátima de Oliveira Alves Silva
Maria de Fatima Messias Rodrigues
Maria de Lourdes Santos Alexandre
Maria de Lourdes Terto de Oliveira
Maria de Lourdes Cassimiro de Lima
Maria do Socorro Pereira de Lima
Maria do Socorro Teodosio da Silva
Thassia Kamila de Holanda Leite
Maria Jose de Lucena Silva Oliveira
Maria Luciete Marques da Cunha
Maria de Fátima de Oliveira Alves Silva
Maricleide Ferreira Ramos Arruda
Marlene Julia Augusta de Oliveira
Mauriceia Soares de Lima Brito
Monica Rejane Teodósio de Queiroz
Severino dos Ramos Augusto de Lima
Sueli Ezequiel de Medeiros Silva
Vanderlucia Rosa de Lima Cavalcante Leite