Jornada Pedagógica 2021
A IGETEC – Instituto Brasileiro de Gestão, Educação e Tecnologia LTDA promoveu nos dias 22 e 23 de fevereiro, na cidade de Desterro – PB a I Jornada Pedagógica com a Formação de Professores para Aprendizagens Essenciais, onde foram trabalhados temas como EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E AFETIVIDADE com seus Desafios Perspectivas para o Ensino Remoto e Híbrido.
O curso teve 20 horas, sendo 16 horas/aulas e 4 horas/atividades extras e abordou temas como: Cultura digital também é competência da BNCC; BNCC em tempos remotos e híbrido: Desafios e possibilidades no processo de ensino Aprendizagem nas modalidades do ensino infantil, fundamental 1 e 2; BNCC: campos de experiência e os objetivos de aprendizagem pra cada faixa etária da educação infantil.
Sobre a Formação: “Esta foi clara, objetiva. Acertou em cheio nas dificuldades.” (Professora Marivânia). Profª Marinete enfatizou “As outras que participei foram semelhantes na linha de formação, mas, essa teve uma dinâmica rica e atrativa”.
A aluna, Vitória Góis (Ed. Infantil), avaliou que: “Dentre tantas aprendizagens propostas e cumpridas durante esta formação, algo que destacou ao meu ponto de vista, é a maneira de como devemos nos cuidar enquanto pessoa e o quanto isto transmite em nossa vida profissional”. Enquanto que José Diraldo (Anos Finais) declarou “Aprendi o conhecimento básico de utilizar alguns sites bastantes úteis para nossa jornada, também aperfeiçoei a prática de elaborar a Base Curricular dos quarenta porcento da BNCC, entre outras coisas”.
Ana Carolina, declarou estar muito satisfeita por ter participado do curso. “São formadores excelentes e executaram suas atividades com muita simplicidade e sabedoria dessa forma me senti segura”. Já Vitória Maria (anos iniciais) enfatizou “Os formadores foram excelentes, bem dinamizados, sempre encontravam uma forma de não ficar cansativo”.
O professor Genildo (anos finais) declarou “Na verdade o aprendizado foi muito valioso, especialmente nas ferramentas do google, e nas construções de planos da nossa realidade e da nossa vivência. Dando ênfase também sobre os formadores que, segundo ele ‘São pessoas altamente preparadas e capacitadas para esse processo de formação. E que proporcionaram momentos provocativos, interativos e construtivos durante todo o tempo desse nosso encontro’.”
A coordenadora do curso e Responsável Técnica da IGETEC, Simone Teixeira, afirmou que o curso foi desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Educação municipal para que houvesse diferentes abordagens, e poder ouvir todos os envolvidos, buscando adequar o município a nova realidade e assim modificar o ambiente de trabalho, utilizando de ferramentas acessíveis assim como, eficientemente valorizar o ser humano e torna-lo parte de sua resolução. “Nessa perspectiva, foram indicadas como estratégias a ampliação de ferramentas, bem como a construção de novos modelos e possibilidades de aprendizagem, de pesquisa e de inovação”. (frisou).
ANA MARIA P. LEITE DE OLIVEIRA
ANTONIO BENEDITO DA SILVA NUNES
ANTONIO DIEGO TELES DE OLIVEIRA
EULINA CRISTINA NUNES DA COSTA
FRANCIVANIA LUCIA S. DE MENDONÇA
JOSELMA CARLA FARIAS DOS SANTOS
LUCIANA ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
MARIA APARECIDA COSTA BERNARDO
MARIA APARECIDA N. DE S. RAMOS
MARIA DAS DORES DE SOUSA LEITE
MARIA JOSE FERREIRA DOS SANTOS
MARIVANIA CLEONILDA C. DE LIRA
RILVA DE CLECIA NUNES DE SOUSA
RISSANDRA SANTOS DE L. OLIVEIRA